Momento de grande emoção e alegria, é a abertura do Concurso com as Misses em Trajes Típicos representativos dos seus Estados e ecológicos, prestando uma justa homenagem a historia, economia, santuários ecológicos e civismo.
Jornalista, Diretor de Produção/Televisão e Gestor de Eventos - Presidente Nacional/Internacional do Concurso de Beleza Miss Eco Brazil Internacional e Miss Brasil Ecologia Versões e Etapas.
Leo Souza e Rose Farias - Miss Turismo de Las Américas - Equador
Catarinense de Florianópolis - Rose Farias - Foi destaque Internacional
No Começo era "Garota Ecologia" - somente em 1995 tornou-se Oficialmente Miss Brasil Ecologia
Tânia de Souza - 1ª Miss Ecologia Oficial
Vários Títulos Conquistados no Caribe - America Central
Larissa Zanella e Misteres
Nosso Primeiro Título nos USA - Porto Rico
Mis Folkclore International - Vanessa Tavares - (Pará)
Lígia Ferraz - Paulista
Olga Portela - Rio Grande do Norte
Reina de las Flores del Colombia
Marialba Piovesan - Mato Grosso do Sul - Léo Souza
Liliam Quiraldelo - São Paulo
Ananda Hilght - Rio de Janeiro
Paola Piovesan - Paraná
Karlene Araujo - Pará
ATMOSFERA
Foto da Biosfera
CORVO - Sitio da Biosfera
Paúl do Boquilobo Portugal sítios ilhas do Corvo e da Graciosa.
Terra - Planeta Agua
DESASTRES NATURAIS
Cerca de 90% de todos os desastres naturais estão relacionados ao tempo, clima e água. O ano de 2005 foi marcado por secas prolongadas em partes da África, partes da Europa e Ásia, Austrália e Brasil. Fortes chuvas, excepcionais em alguns casos, causaram extensiva inundação em várias partes do mundo
VULCÃO - desastre em atividade constante
Quase todos os 500 a 600 vulcões ativos no mundo estão localizados em bordas de placas convergentes. Estes são os vulcões nos quais ocorrem erupções. No entanto, a maior parte desta atividade incessante passa despercebida porque ocorre no fundo dos oceanos, onde o magna do manto superior sobe e se deposita no solo oceânico, adicionando matéria à crosta.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
As Nações Unidas consideram que só uma ação mundial "rápida e coordenada\" será capaz de reduzir a vulnerabilidade das populações frente à inevitável intensificação dos desastres naturais como consequência do aquecimento do planeta. A ONU defende que a criação de políticas, leis e medidas educativas.
FURACÃO - Ciclone Tropical
Nos dias 27 e 28 de março de 2004 o litoral gaúcho e catarinense foram seriamente impactados por um fenômeno atmosférico atípico, denominado como Furacão Catarina.
AVALANCHE
Como força e velocidade fazem da avalanche, conhecida como morte branca, um dos desastres naturais mais imprevisíveis
TSUNAMI
Desastre ecológico pode ser definido como um acidente natural ou não, que causa danos aos elementos do meio ambiente. Os desastres ecológicos podem ser provocados por fenômenos da natureza ou por atividades antrópicas (provocadas pelo homem). Os riscos naturais incluem fenômenos como :terremotos, atividade vulcânica, deslizamentos de terra, maremotos, ciclones tropicais e outras tempestades intensas, tornados e ventos fortes, inundações fluviais e costeiras, incêndios florestais e a névoa que formam, seca, tempestades de areia e de poeira e infestações. Os desastres ambientais, tanto os chamados naturais como os induzidos pela atividade antrópica, têm feito um número crescente de vítimas, cujas mortes, na maioria das vezes, poderiam ter sido evitadas.
Tsunami - Aquecimento Global - Maremotos
Internacionalização da Amazônia: uma questão de soberania
Se fosse preciso descrever a Floresta Amazônica com uma palavra, esta seria "abundância". É uma vastíssima região dde aproximadamente 6,5 milhões de quilômetros quadrados, que abriga a maior reserva de biodiversidade e a maior bacia hidrográfica do mundo, escoando um quinto do volume de água doce, além de possuir quantidades incalculáveis de recursos minerais. Quase 4,2 milhões de quilômetros quadrados da Amazônia estão localizados no território do Brasil, ou seja, a maior parte do bioma e suas riquezas pertencem a este país.
Amazônia Internacional
"Lula" da Silva: "Achamos que ela [a Amazônia] precisa produzir benefícios para todos os seres humanos. Mas temos que dizer em alto e bom som que quem cuida da Amazônia é o Brasil. Quem decide o que fazer na Amazônia é o Brasil".
Internacionalização????!!!!
Provável explicação? A Amazônia tem: ouro, nióbio*, petróleo, as maiores jazidas de manganês e ferro do mundo, diamante, esmeraldas, rubis, cobre, zinco, prata, a maior biodiversidade do planeta (o que pode gerar grandes lucros aos laboratórios estrangeiros) e outras inúmeras riquezas que somam 14 trilhões de dólares. O nordeste não tem tanta riqueza, portanto a ausência de ONGs estrangeiras ajudando os famintos. Saiba: Há mais ONGs estrangeiras indigenistas e ambientalistas na Amazônia brasileira do que em todo o continente africano, que sofre com a fome, a sede, as guerras civis, as epidemias de AIDS e Ebola*, os massacres e as minas terrestres. Pergunta: Não acha isso, no mínimo, muito suspeito? Faça uma reflexão crítica.
Artistas pedem fim da devastação na Amazônia.
"Fui gravar a minissérie Amazônia, no Amazonas, que eu já conhecia, e depois em Rio Branco. Nós ficamos horrorizados com a devastação. Então decidimos eu, o Juca de Oliveira e o Victor Fasano, escrevermos um manifesto (veja resumo no quadro) disponível no site www.amazoniaparasempre.com.br. É um alerta. Um pedido de socorro. Uma denúncia."
MISS BRASIL AMAZÔNIA 2008
Oconcurso tem por objetivo divulgar os "santuários ecológicos" da amazônia brasileira, atraves da beleza das candidatas dos estados amazônicos.
O PANTANAL
O Complexo do Pantanal é um ecossistema com 250 mil km² de extensão, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano), considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
O Pantanal Matogrossense
O rio Paraguai e seus afluentes percorrem o Pantanal, formando extensas áreas inundadas que servem de abrigo para muitos peixes, como o pintado, o dourado, o pacu, e também de animais, como os jacarés, as capivaras e ariranhas, entre outras espécies. Muitos animais ameaçados de extinção em outras partes do Brasil ainda possuem populações vigorosas na região pantaneira, como o cervo-do-Pantanal, a capivara, o tuiuiú e o jacaré.
O espaço do Pantanal
Os ecossistemas são caracterizados por cerrados e cerradões sem alagamento periódico, campos inundáveis e ambientes aquáticos, como lagoas de água doce ou salobra, rios, vazantes e corixos.
ONG - Preve que Pantanal pode desaparecer
FRANKFURT - O Pantanal brasileiro está ameaçado de desaparecer por completo até 2050, diz a organização alemã Global Nature Fund
MATA ATLÂNTICA
A Mata Atlântica estendia-se do Rio Grande do Norte ao rio Grande do Sul, alargando na porção central do Brasil. Semelhante ao que ocorre com a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica reúne formações vegetais diversificadas e heterogêneas. Nas costas da Serra do Mar e em várias ilhas perto da costa de São Paulo (Parque da Serra do Mar e Parque Estadual da Ilha do Cardoso, por exemplo) a Mata Atlântica se caracteriza por ser sempre verde e densa. As árvores possuem alturas que variam de 15 a 40m. Nessas regiões se desenvolve uma grande variedade de epífitas (bromélias), samambaias e palmeiras. A Oeste, na direção da Bacia do Paraná, as árvores possuem uma altura média entre 25 a 30m. Algumas árvores perdem as folhas no inverno e há presença de samambaias e bromélias, além de cipós. Ao Sul do Brasil, a Mata Atlântica caracteriza-se principalmente pela presença da Araucária angustifolia, em grandes porções do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além disso, a Mata Atlântica é completada pelas restingas (se iniciam perto das praias e avançam para o interior) e mangues (situam-se no encontro dos rios com o mar).
SOS MATA ATLÂNTICA
Na época do descobrimento do Brasil uma cobertura florestal contínua e muito diversificada, com bromélias, palmeira, figueiras, samambaias e jequitibás, entre outras espécies, estendia-se ao longo da costa, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Somava mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, ou 12% da superfície do país.
A Mata Atlântica e sua importância
Quando os primeiros europeus chegaram ao Brasil, em 1500, a Mata Atlântica cobria 15% do território nacional, área equivalente a 1.306.421 km².
CERRADO BRASILEIRO
A área nuclear ou core do Cerrado está distribuída, principalmente, pelo Planalto Central Brasileiro, nos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, parte de Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal, abrangendo 196.776.853 ha. Há outras áreas de Cerrado, chamadas periféricas ou ecótonos, que são transições com os biomas Amazônia, Mata Atlântica e Caatinga.
BIOMA - "único do mundo" - CERRADO
Típica flor presente no cerrado brasileiro. No auge da temporada de seca (agosto), em meio a uma vegetação predominantemente verde-acinzentada, ela floresce para dar vida e cor a esse belo bioma (e único no mundo) que é o cerrado brasileiro.
JALAPÃO - Cerrado brasileiro
Devida a grande sua grande extensão e a seu estado de preservação, o Jalapão é considerado uma área de prioridade para a conservação.
Bioma Pouco Cnhecido e Ameaçado.
O segundo maior bioma brasileiro está em estado de alerta. O cerrado estende-se por uma área de cerca de 2 milhões de km², abrangendo nove estados do Brasil Central: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal.
Paraisos Ecologicos do Brasil
Canyon Fortaleza - Parque de Aparados da Serra
Serra Gaucha - Cascata do Caracol
A região montanhosa propicia verdadeiras aventuras em trilhas, escaladas e outros esportes. Além disso, as reservas ecológicas permitem passeios educativos diante das belezas naturais da Serra Gaúcha, como por exemplo, o Parque Estadual do Caracol, situado em Canela, e o Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul, onde se encontram os mais famosos "canyons" do Brasil.
Torres - Rio G. Sul
Parque Nacional da Serra da Capivara
O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A superfície do Parque l é de 129.140 ha e seu perímetro é de 214 Km. A cidade mais próxima do Parque Nacional é Cel. José Dias, sendo a cidade de São Raimundo Nonato o maior centro urbano. A distância que o separa da capital do Estado, Teresina, é de 530 Km.
Sítios Arqueológicos do Piauí
A criação do Parque Nacional Serra Capivara teve múltiplas motivações ligadas à preservação de um meio ambiente específico e de um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos. As características que mais pesaram na decisão da criação do Parque Nacional são de natureza diversa:culturais - na unidade acha-se uma densa concentração de sítios arqueológicos, a maioria com pinturas e gravuras rupestres, nos quais se encontram vestígios extremamente antigos da presença do homem (100.000 anos antes do presente). Atualmente estão cadastrados 912 sítios, entre os quais, 657 apresentam pinturas rupestres, sendo os outros sítios ao ar livre (acampamentos ou aldeias) de caçadores-coletores, são aldeias de ceramistas-agricultores, são ocupações em grutas ou abrigos, sítios funerários e, sítios arqueo-paleontológicos.
Serra da Humanidade
Em 1991 a UNESCO, pelo seu valor cultural, inscreveu o Parque Nacional na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade. Em 2002 foi oficializado o pedido para que o mesmo seja declarado Patrimônio Natural da Humanidade.
BONITO - Um paraíso ecológico ao alcance dos mortais
Bonito é um verdadeiro laboratório comportamental, onde o visitante é condicionado à conscientização da preservação da natureza e dos seres vivos que ali habitam.
Chapada dos Veadeiros
Situada no norte do cerrado goiano, a cerca de 230 km de Brasília, a Chapada dos Veadeiros é o mais antigo patrimônio geológico da América do Sul, formada há 1,8 bilhão de anos.
Parque Nacional da Chapada dos Guimaraes
Mato Grosso
Veu de Noiva - Chapada Guimaraes - Mato Grosso
Cartão postal da Chapada de Guimarães, a cachoeira Véu de Noiva, formada pelo rio Coxipó, com 86m de queda livre, é o principal ponto de visitação do Parque Nacional.
Monte Roraima
Um dos lugares mais antigos do planeta, com formações geológicas exóticas, o Monte Roraima marca a divisa dos três países da América do Sul: Brasil, Venezuela e República Guiana.
O Monte Roraima tem 2.875m de altidude.
Llamadas de Tepuis, ese grupo de montañas gigantescas de todo plano (que se formaran hace 2 billones de años). Son bastante comunes en el norte de la Amazonía. La más famosa y leyendaria de todas ellas es el Monte Roraima, que sirvió de inspiración para el escritor Arthur Conan Doyle escribir ´Mundo Perdido`, clásico infantil-juvenil en que el profesor Challenger, científico aventurero, descubre una llanura aislada del mundo por peñascos verticales, hábitat de criaturas prehistóricas.
Foz do Iguaçú - Paraná
Foz do Iguaçu, Localizado no estado do Paraná, é por si só uma atração. Foz do Iguaçu é uma cidade onde as principais atrações turísticas andam de mãos dadas com o mais exuberante cenário da natureza.
Iguaçu - "agua grande" Tupy Guarani
As Cataratas do Iguaçu são uma sucessão de 275 quedas d'aguas que se precipitam de penhascos, proporcionando um verdadeiro espetáculo. È a maior queda d'agua do planeta. Ocupa uma área de 433,3 kilometros quadrados, e esta na divisa entre Brasil, Argentina, Paraguai.
Arquipélago de Fernando de Noronha - Pernambuco
A ilha principal, possui 17 km², com cerca de 10 km de comprimento e 3,5 km de largura máxima. Seu perímetro é de, aproximadamente, 60 km. É acidentada, com diversas elevações, destacando-se o Morro do Pico, com 323 m de altura; o Morro do Espinhaço, com 223 m; o Morro do Francês, com 195 m; o Alto da Bandeira, com 160 m; o Morro do Curral, com 126 m; e o Morro de Sto. Antônio, com 105 m.
Ilha de Fernando de Noronha
Ao redor dessa ilha maior, outras pequenas ilhas, rochedos e ilhotas compõem o cenário decantado por estudiosos e trovadores. São as ILHAS SECUNDÁRIAS, sabendo-se hoje que todas essas ilhas estiveram ligadas, formando um só bloco, separado ao longo de milhões de anos devido à erosão marinha
Baia da Guanabara - Rio de Janeiro
Foto tomada do Forte do Leme Baia da Guanabara Morrro do Bondinho do Pão de Açucar, cartão postal mais visitado do Rio de Janeiro.A Baía de Guanabara tem uma área de aproximadamente 400 km2 e contém cerca de 3 bilhões de m3 de água. É um exemplo de ambiente costeiro misto, interfacie marinho-continental, em acelerado processo de degradação, motivado pela combinação de fatores naturais e antrópicos
Cristo "abraça a Baia de Guanabara
A dinâmica das águas da Baía de Guanabara está intimamente ligada às florestas do seu entorno. Estas florestas alimentam e interagem com os rios que deságuam na baía e a tornam um belo e importante estuário.
Angra dos Reis
Mais de 300 Ilhas - Localizados na parte ocidental da entrada da Baía de Jacuacanga, estes dois pequenos afloramentos da Serra do Mar, unidos por estreita faixa arenosa, possuem uma vegetação densa que chega a adentrar na praia.
Angra dos Reis
365 Ilhas uma ilha paar cada dia do ano
Angra dos Reis - Ilha Grande
A Ilha Grande é uma das atrações mais notáveis de Angra dos Reis. é a maior de todas as ilhas de Angra dos Reis, pois possui 193 km2 que podem ser visitados ou via barco ou por trilhas que dão acesso a praias semiselvagens, como a do Canto, Abraãozinho, Morcego e Grande das Palmas.
7 Fenômenos Incríveis da Natureza
1. As rochas deslizantes de Racetrack Playa são um intrigante fenômeno geológico que acorrem no deserto do Vale da Morte, na Califórnia. 2. A Calçada dos Gigantes é o nome dado a cerca de 40 mil colunas de basalto, encaixadas como uma enorme calçada de pedras, no condado de Antrim, na Irlanda do Norte 3. Os buracos azuis são grutas submarinas, também conhecidas por cavernas verticais. Um dos mais bonitos, é este da foto, localizado no mar de Belize 4. O fenômeno da maré vermelha é causado por uma excessiva proliferação de microalgas (Pirrófitas) no mar, que acabam produzindo uma mudança da cor da água 5. Segundo cientistas, os Círculos de Gelo que eventualmente surgem em águas congeladas podem ter sido formadas por pedaços de gelo ou destroços que giram com os redemoinhos da água 6. A formação de nuvens Mammatus é um fenômeno raro e normalmente um sinal de que uma tempestade se aproxima 7. O Arco-íris de Fogo é formado por uma rara confluência de lugar e tempo certo. Ele acontece devido à refração da luz em cristais de gelo, e não em gotículas de água como nos arco-íris
A Calçada dos Gigantes
A Calçada dos Gigantes é o nome dado a cerca de 40 mil colunas de basalto, encaixadas como uma enorme calçada de pedras, no condado de Antrim, na Irlanda do Norte
Buracos Azuis
3. Os buracos azuis são grutas submarinas, também conhecidas por cavernas verticais. Um dos mais bonitos, é este da foto, localizado no mar de Belize
Maré Vermelha
4. O fenômeno da maré vermelha é causado por uma excessiva proliferação de microalgas (Pirrófitas) no mar, que acabam produzindo uma mudança da cor da água
Circulo de Gelo
5. Segundo cientistas, os Círculos de Gelo que eventualmente surgem em águas congeladas podem ter sido formadas por pedaços de gelo ou destroços que giram com os redemoinhos da água
Nuvens Mammatus
A formação de nuvens Mammatus é um fenômeno raro e normalmente um sinal de que uma tempestade se aproxima
Arco-iris de Fogo
O Arco-íris de Fogo é formado por uma rara confluência de lugar e tempo certo. Ele acontece devido à refração da luz em cristais de gelo, e não em gotículas de água como nos arco-íris
Aurora Boreal
A aurora boreal foi assim denominada pela primeira vez por Galileu Galilei, que chamou assim a este belo fenômeno em honra da deusa do amanhecer, a deusa Aurora e do titã Bóreas, que representava os ventos. A aurora, pode ser chamada de boreal ou austral consoante aconteça no Pólo Norte ou no Pólo Sul. Este fenômeno ocorre devido ao choque entre o vento solar e os átomos que constituem a nossa atmosfera, mais concretamente, o oxigênio e o nitrogênio. Quanto mais intenso é o magnetismo terrestre, maior a aceleração das partículas e maior o impacto, logo maior é a aurora (uma vez que as zonas com o magnetismo mais forte são precisamente os pólos, é natural que seja aí que ocorram estes fenômenos). Como estes choques produzem radiações em diferentes comprimentos de onda, originam assim as diferentes cores que nós podemos observar.
Aurora Austral
As auroras podem se estender por mais de 2000km e ter diferentes formas: podem assumir a forma de um arco luminoso, de uma faixa, de um véu ou ainda de uma mancha. Acontecem sempre por volta dos 100km de altitude. Ocorrem geralmente ente Setembro e Outubro ou de Março a Abril. Ao contrario da água em estado líquido, a aurora não é algo que ocorra exclusivamente na Terra. Podemos observar auroras em Júpiter, Saturno, Marte e Vénus.